Colégio Amadeus
Sistema de Avaliação

São os mecanismos adotados pela Escola para avaliação do conhecimento do aluno nas disciplinas que compõem a organização curricular do Ensino Fundamental.

O ano letivo do Colégio Amadeus está dividido em 4 (quatro) unidades, sendo 2 (duas) a cada semestre.

Ao término de cada ano letivo, o aluno será promovido à série seguinte sempre que obtiver a média anual igual ou superior a 6,0 (seis) em cada disciplina.

O aluno que não atingir a referida média será submetido a uma prova final (com os conteúdos de todo Ano Letivo), cuja aprovação dar-se-á com a média final igual ou superior a 5,0 (cinco).

PROVAS DE UNIDADE

Essa avaliação, que pode representar de 70% a 80% da nota final da Unidade, apresenta questões abertas e objetivas, em que o aluno deve propor o raciocínio e/ou os cálculos para a resolução das mesmas. O conteúdo dessas avaliações serão disponibilizados no site do Colégio (www.colegioamadeus.com.br) e ainda aos alunos mediante lista impressa.

MICROTESTES

Conforme avaliação da equipe Pedagógica, em algumas disciplinas, haverá necessidade de realização de Microtestes, que representará 20% da nota final da Unidade. Para cada Unidade já existe uma semana de Microtestes agendados, conforme o calendário:

SIMULADO - ENEM

É o tipo de avaliação que reproduz o modelo de prova adotado pelo Inep para o Enem, Exame Nacional do Ensino Médio. Seu valor corresponde a 20% da nota final da Unidade e será composto de 50 (cinqüenta) questões objetivas. Esse simulado é específico para o 8º ano do Ensino Fundamental e será aplicado de acordo com o calendário:

Observação: O simulado ENEM será realizado aos sábados, das 8h às 12h, e, em nenhuma hipótese, será antecipado, prorrogado, nem terá 2ª chamada.

AVALIAÇÃO QUALITATIVA

Refere-se às atividades de pesquisa, exercícios em sala de aula, casa e desenvolvimento de projetos, variando de 1,0 a 2,0 pontos.

Quando ocorrer Microteste em qualquer disciplina, as atividades citadas anteriormente, valerão 1,0 ponto. Nas disciplinas que não ocorrerem Microteste, essas atividades valerão 2,0 pontos.

SISTEMAS DE AVALIAÇÃO (9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL)

PROVAS DE UNIDADE

Essa avaliação, que pode representar até 70% da nota final da Unidade, apresenta questões abertas ou subjetivas, em que o aluno deve propor, por escrito, o raciocínio e/ou os cálculos para a resolução das mesmas. Cada professor poderá abordar assuntos de unidades anteriores, mas sempre dando ênfase aos da unidade avaliada. Tais conteúdos serão disponibilizados no sítio do Colégio (www.colegioamadeus.com.br) e ainda aos alunos mediante lista impressa.

OBSERVAÇÃO: As Provas realizadas nos dias úteis da semana (segunda a sexta-feira) ocorrerão das 7h30min às 12h e aos sábados das 7h às 11h30.

MICROTESTES

Conforme avaliação da equipe Técnico-Pedagógica, a Prova da Unidade poderá ser desmembrada em um ou mais provas, chamadas de Microtestes, sempre que as razões pedagógicas assim determinem. A composição das notas dessas provas juntamente com a Prova da Unidade poderá alcançar até 70% da nota final da unidade. Para cada Unidade já existe um Microteste agendado, conforma o calendário:

SIMULADO - ENEM

É o tipo de avaliação que reproduz o modelo de prova adotado pelo Inep para o Enem, Exame Nacional do Ensino Médio. Seu valor corresponde a 30% da nota final da Unidade. Esse simulado será aplicado de acordo com o calendário:

Observação: As Provas realizadas nos dias de quarta-feira ocorrerão das 14h30min às 18h20 e aos sábados das 7h30 às 11h30.

Colégio AmadeusColégio Amadeus