Sistema Acadêmico Aluno:
AULA INTERDISCIPLINAR NA BOA LUZ
Colégio AmadeusColégio Amadeus
Colégio Amadeus

Aula interdiciplinar na Fazenda Boa Luz com os professores: Eduardo  e Bezerra ( biologia), Nivaldo (geografia) e Fernanda (química).

Para que nossos alunos aprendam com efetividade, é preciso que a proposta de ensino concilie teoria à prática vivencial. Por isso, a equipe pedagógica do Colégio Amadeus desenvolveu o Projeto de Educação Ambiental e Sustentabilidade (PEAS), tendo como objetivo gerar nos alunos o interesse pela busca de soluções sustentáveis, levando-os a rever seus hábitos para construção de um novo estilo de vida.

Dentro dessa proposta, nossos alunos participaram do Projeto de Educação Ambiental Eco Boa Luz, desenvolvido na Fazenda Boa Luz, localizada na BR- 235, Km 16, Laranjeiras.Foi uma valiosa oportunidade de vivenciar a atmosfera da fazenda, conhecer os animais do zoológico, além de inúmeras outras atividades que foram desenvolvidas sob orientação dos coordenadores Rosângela Aquino e José Bezerra, além dos professores da área de Ciências Humanas e Ciências da Natureza.

O projeto tem por objetivo desenvolver a sensibilidade dos adolescentes, levando-os à percepção de que a natureza é parte fundamental e essencial na vida do ser humano e, por isso, precisa ser cuidada e preservada. É um exercício para a cidadania.

Vários tópicos foram trabalhados com os alunos, por exemplo:

Compostagem – os alunos aprenderam que, em vez de mandar para a lata do lixo alimentos não aproveitados (talos, cascas e sementes), podem, por meio do processo de compostagem, transformá-los em adubo, contribuindo diretamente para a preservação ambiental, tanto no que se refere ao destino dos restos de alimento (que seriam destinados à lixeira), quanto no sentido de criar novas vidas na natureza.

Minhocário – os alunos  visualizaram e compreenderam a importância das minhocas para a biologia do solo e sua relação com o meio ambiente.

Horta Orgânica – os alunos receberam noções de manejo da horta, que inclui a variedade das hortaliças, os estágios de crescimento, o preparo do solo, o plantio das sementes e mudas, o controle biológico das pragas, a irrigação, a colheita e o preparo para o consumo.

Curral – nesta visita, os estudantes vivenciaram o o manejo da ordenha, que inclui a assepsia, retirada do leite e a manipulação completa de seus derivados como também aprederam sobre a inseminação em vacas.

Zoológico – este abriga várias espécies de animais, assim, os alunos teiveram  a oportunidade de conhecer de perto e aprender sobre eles, desde como vivem e se alimentam até a sua importância na natureza.

Haras – os alunos conheceram os cuidados e manejo desses animais.

Alambique – os educandos conheceram as etapas da fabricação artesanal de cachaça, como a colheita da cana de açúcar no canavial, a moagem, o processo de fermentação, a destilação, a filtração e o armazenamento em barril de carvalho, etapas em que estão envolvidos processos físicos e químicos vistos em sala de aula.

Confira a galeria de fotos:
Coordenação 6° ano:
79 2105-2009